Aplicativos acrescentam 9º dígito em celulares que terão alteração no próximo domingo

Por Redação Portal I Tudo 27/05/2016 - 23:22 hs
Foto: Daniela Silis
Aplicativos acrescentam 9º dígito em celulares que terão alteração no próximo domingo
Os apps estão disponíveis para o download nas lojas de aplicativos, tanto para usuários do iOS, quan

Operadoras e outros programas estão disponibilizando aplicativos para inserir automaticamente o dígito 9 na frente dos números que sofrerão alteração a partir do dia 29 de maio, próximo domingo. Será acrescentado o nono dígito para todos os números de celular dos Estados de Mato Grosso do Sul (67), Distrito Federal (61), Goiás (62, 64), Tocantins (63), Mato Grosso (65, 66), Acre (68) e Rondônia (69).

Os aplicativos, encontrados como 9º dígito, estão disponíveis para download na loja de aplicativos da Apple Store, para usuários do iOS, e na loja de aplicativos da Google Play, para usuários do Android. São mais de 10 apps diferentes com o mesmo objetivo, podendo ser escolhido por preferência ou por operadora, tendo em vista que três das quatro maiores operadoras do Brasil possuem o aplicativo.

NONO DÍGITO

Para o Estado do Mato Grosso do Sul, assim como para o Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Acre e Rondônia, o dígito 9 será inserido na frente dos números de celular a partir do dia 29 de maio, próximo domingo. O objetivo, segundo o site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), é aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

A alteração dos números teve início no ano de 2012, quando foi acrescentado o número a mais no DDD 11. A mudança do número de celular de oito para nove dígitos já foi realizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. A implementação na telefonia móvel em todo o Brasil deve acontecer até o final de 2016.

APLICATIVOS

Os aplicativos são de fácil entendimento. Eles alteram automaticamente os números com os DDDs selecionados da agenda do aparelho celular, acrescentando o dígito a mais. Em alguns casos, principalmente se for um aplicativo desenvolvido por alguma operadora móvel, também oferece a opção de acrescentar o número da operadora. Após alterar os números, não é necessário continuar com o aplicativo instalado no aparelho.

Para fazer o download de um dos aplicativos é fácil, basta pesquisar na loja virtual de seu aparelho celular, Apple Store, para usuários do iOS, e na loja de aplicativos da Google Play, para usuários do Android, pelo "9º dígito" que logo aparecerá as opções de aplicativos para instalar.

Fonte: Perfil News