Em 2º no ranking de suicídios, MS terá novo número para prevenção

Por Campo Grande News 02/09/2017 - 11:18 hs

A partir do dia 30 de setembro o CVV (Centro de Valorização da Vida) passará a atender gratuitamente pelo 188 em Mato Grosso do Sul e mais 7 estados brasileiros. O Estado é o segundo na lista do Ministério da Saúde com maior indície de casos em relação ao número de habitantes.

Segundo o portal Notícias UOL, o número, funciona desde 2015 no Rio Grande do Sul e surgiu a partir de um convênio da instituição com o Ministério da Saúde para evitar suicídios.

Além de MS, os estados que receberão a funcionalidade da linha são: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Piauí, Roraima, Acre, Amapá e Rondônia.

Há planos para que o número tenha abrangência nacional até 2020. Não há custo algum para a pessoa que ligar, e o sigilo absoluto é garantido.

Números – MS figura como 2º da lista do Ministério da Saúde como a Capital com mais números de suicídios por número de habitante. São 7,82 suicídios para 100 mil habitantes.
Quem lidera a pesquisa é Rio Grande do Sul com 9,22 para cada 100 habitantes.

Serviço - O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os atendimentos anuais são realizados por 2 mil voluntários pelo telefone 188 ou 141 (de acordo com a região), pessoalmente em postos de atendimento ou por meio do site, via chat, Skype e e-mail.