MEC habilita mais duas cidades de MS para receber cursos de medicina

Por Midiamax 08/12/2017 - 13:51 hs

O DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (8) trouxe uma notícia que pode beneficiar estudantes que sonham em cursar medicina. Duas novas cidades sul-mato-grossenses estão habilitadas pelo MEC (Ministério da Educação) a oferecer a graduação nos próximos anos.

De acordo com a publicação, os municípios sul-mato-grossenses de Ponta Porã e Corumbá foram dois únicos do Estado habilitados a receberem o curso de medicina, que poderá ser ofertado por instituições privadas de ensino superior. Atualmente só Campo Grande e Dourados oferecem a graduação.

O edital publicado pelo MEC explica que os municípios habilitados foram pré-selecionados de acordo com os critérios de ‘relevância e necessidade social da oferta de curso de Medicina’, ouvido o Ministério da Saúde.

Entre os critérios par oferecer o curso, o município precisa ter uma população maior que 65 mil habitantes, estar distante há pelo menos 50km do local de curso de medicina mais próximo pré-existente, ter um hospital com no mínimo 80 leitos SUS, dentre outros.

O edital, referente ainda ao programa ‘Mais Médicos’, estabelece que a partir de março de 2018 as universidades privadas instaladas em Corumbá e Ponta Porã apresentem seus projetos de implantação do curso de medicina, que também leva em conta questões como número de equipes de atenção básica no município e até oferta de leitos de urgência e emergência.