Barco 'fantasma' aparece em SP, vira mistério e acaba saqueado

Barco 'fantasma' aparece em SP, vira mistério e acaba saqueado

Por G1 18/03/2018 - 10:12 hs

Barco \'fantasma\' aparece em SP, vira mistério e acaba saqueado
Embarcação de madeira, parcialmente submersa, ficou à deriva no Porto de Santos, SP (Foto: G1 Santos

Uma embarcação de madeira, ainda não identificada, de mais de 10 metros de comprimento, foi encontrada à deriva no Canal de Navegação do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, neste fim de semana. A autoridade marítima não sabe a procedência barco, cuja estrutura foi saqueada por moradores de comunidades durante a noite.

Câmeras de monitoramento espalhadas pelo complexo portuário registraram a embarcação sendo levada pela força da corrente marítima, parcialmente submersa no Canal do Estuário. A Praticagem de São Paulo, responsável pelas manobras do navios, notificou em seguida a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).

Uma equipe da autoridade marítima percorreu o cais e a localizou nas proximidades de um terminal de químicos na Margem Esquerda, em Guarujá (SP). Em razão das condições precárias do barco, não foi possível identificá-lo para que o proprietário pudesse ser acionado para fazer o reboque e retirá-lo dali.

Ao longo do dia, o casco da embarcação ficou preso próximo a pilastras de sustentação do píer do terminal portuário, não oferecendo risco à navegação. O G1 apurou que moradores de comunidades próximas dali a amararam ao costado e fizeram a retirada de parte da estrutura que estava acima da linha d'água.

A Capitania não informou se abrirá inquérito para apurar a procedência do barco. A Prefeitura de Guarujá disse que estava ciente da ocorrência, mas que esperava as ações da autoridade marítima para evitar eventual dano ambiental ao mar ou outros incidentes em razão do risco de colisões.