Patrulha Mirim é implantada em Novo Horizonte do Sul

Por Jornal da Nova 08/06/2018 - 07:11 hs
Foto: PM/Divulgação

O 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Andradina, buscando cada vez mais a aproximação com a comunidade e o trabalho educativo/preventivo, iniciou oficialmente na segunda-feira (4), as atividades da Patrulha Mirim em Novo Horizonte do Sul. 

Vereadores, professores e secretários municipais participaram do evento, que contou também com a presença do comandante do Subgrupamento de Bombeiros Militar de Ivinhema, Major Pablo.

O Projeto Patrulha Mirim é um projeto que já se encontra em funcionamento em algumas unidades da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, com denominações semelhantes, porém, que na sua essência busca enfatizar a necessidade do trabalho de prevenção da dignidade das crianças e adolescentes, visando conscientizá-los da sua importância para o desenvolvimento das ações da Segurança Pública, bem como o desenvolvimento do caráter e da cidadania. 

No período de 10 meses anual, os patrulheiros mirins recebem instruções e participam de ações socioeducativas que proporcionarão à criança e o adolescente engajado no projeto, a possibilidade e oportunidade de mudar o quadro em que se encontram através do desenvolvimento de suas potencialidades, da integração à comunidade, aquisições de hábitos saudáveis.

O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, falou aos pais dos alunos sobre a importância do projeto e do apoio aos instrutores que estarão ministrando aulas às crianças. “Nossa Polícia Militar além de realizar o policiamento ostensivo e preventivo, atua também no policiamento comunitário, tornando-se uma polícia cidadã. A educação dos nossos jovens, é de fundamental importância para o desenvolvimento moral e fortalecimento do caráter, e a PMMS, sempre estará auxiliando as famílias, educadores e pessoas de bem que buscam auxiliar na formação de uma sociedade melhor”, pontuou o Comandante.

A Patrulha Mirim foi apresentada pela coordenadora estadual Subtenente Inez, e pelo comandante do GPM de Novo Horizonte do Sul, 3º sargento José Luiz, que citaram os objetivos do projeto, além de demonstrar aos pais os uniformes que os alunos usarão e os deveres de cada um ao ingressar na patrulha.