Seja bem vindo
Iguatemi,25/02/2024

  • A +
  • A -

Crianças ucranianas são levadas para adoção forçada na Rússia, denuncia instituto dos EUA

Foto: g1.globo.com
Crianças ucranianas são levadas para adoção forçada na Rússia, denuncia instituto dos EUA



Mais de 1000 menores já teriam passado pelo processo. Crianças estão sendo afetadas pela guerra na Ucrânia
Darrin Zammit Lupi/REUTERS
O Instituto para estudo da guerra (ISW) divulgou um documento nesta terça-feira (23) onde alega que a Rússia estaria levando crianças ucranianas de Mariupol para uma adoção forçada no país.
Segundo o documento, mais de 1000 crianças já teriam passado pelo processo de deixar a cidade portuária rumo a outros municípios russos como Tyumen, Irkutsk, Kemerov e Altay Krai.
Eles afirmam ainda que mais de 300 crianças seguem esperando por novas famílias depois de terem sido tiradas de seu país de origem.
Criança é vista na janela de um ônibus que estava deixando a cidade sitiada de Mariupol
Alexander Ermochenko/REUTERES
O Instituto diz que os cidadãos que assumirem a adoção terão um bônus entregue por Moscou.
"A Direção Principal de Inteligência da Ucrânia (GUR) informou adicionalmente que as autoridades russas transferiram 30 crianças ucranianas de Khartsyzk, Ilovaysk e Zuhres, na Oblast de Donetsk, sob o pretexto de que as crianças participassem de programas de treinamento educacional para jovens", diz o documento.
A ISW informou ainda que a transferência forçada de crianças de um grupo para outro "com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religiosos" viola a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio.



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login